quinta-feira, 16 de abril de 2015

QUANTO CUSTA UM SONHO? por Rute Duarte in Maria Capaz

Rute Duarte foi um a autora de um dos últimos textos (aqui) mais falados da plataforma "feminista" Maria Capaz. A Rute é mãe, e desde 2010, que mudou radicalmente o seu estilo de vida.
É, neste momento, uma mulher de referência e serve de inspiração a tantas outras!

Rute, não te conheço, mas admiro-te profundamente. 

Deixo-vos o texto que tanto furor está a fazer: 
"Dizem que sonhar não custa dinheiro. Na minha perspetiva custa “apenas” coragem. Coragem de assumir a verdade que é poder sonhar. Com o quê, é irrelevante. Relevante é quando pegamos num sonho e o transformamos em realidade. As vezes que visualizei os meus sonhos, as horas que queimei a planear estratégias para os poder realizar… Sempre que se enceta o caminho da realização é como se renascêssemos numa outra pele, onde perdemos e ganhamos. Mantenho o meu olhar fixo nos meus sonhos e as minhas mãos estão armadas de ferramentas porque sei que terei de lutar muito até atingir o meu objetivo. Acharei muitas vezes que não vou conseguir, que já não terei hipótese, não faz mal, desde que no dia seguinte eu retome o meu lugar no percurso, com uma atitude ainda mais forte e coerente. No fundo, tenho a certeza férrea que aquele é o meu trajeto. E é ao seu final que chegarei.
Devo estar preparada para o que der e vier, é assim mesmo que tem de ser porque é um caminho espinhoso em que as contrariedades deverão servir de estímulo e não de desistência. Em que as vossas lágrimas terão um sabor especial. Afinal o sofrimento é inerente à própria existência, e neste caso, mais ainda. Porque não tornarmos a nossa existência numa experiência de superação?! Porque é que eu não nunca desisti? Porque invisto paixão na concretização dos meus sonhos não olhando à mediocridade que seria apenas sonhar sem realizar.
No fundo, nada mais é que uma escada com sucesso garantido no seu cume, não se confunda sucesso com medalhas ou condescendências sociais. Falo do prazer que sinto quando corto a minha meta. Falo da vitória que é abandonar um sonho porque simplesmente já foi realizado. Degrau a degrau, sonho a sonho, eu vou subindo até ao meu momento de voar. E sempre que isso acontece eu cresço mais um pouco dentro da minha própria vida. Essa vida que nos possibilita ser autores do nosso próprio crescimento sem a ânsia de superar os outros mas de nos superarmos a nós mesmos. Serei sempre a minha maior adversária.
Perguntem a vós mesmas o quanto estão dispostas a lutar pelos vossos sonhos. Acreditem, não farão maior investimento na vida. Essa força transformadora que vem do mais profundo de nós permitir-vos-á chegar tão mais longe na vossa vida se simplesmente se dispuserem a essa hipótese. Terão de se despir de desculpas e vitimizações, de mágoas do passado e receios do futuro. Terão de perceber que deixar um sonho por realizar é como se deixassem uma parte da vossa vida num tom cinzento, é como se impedissem a vocês mesmas de ser o que sempre desejaram ser. Quando deixam de ser, deixam de existir.
Saiam da zona cinzenta. Todos temos esta capacidade de observar, pensar, fazer e, por fim, brilhar. Conheçam os limites que vos impuseram e superem-nos. Não passam de regras que só servem para nos inibir nos momentos de dúvida. Perceberão que de nada servem. Não existem fronteiras no poder do sonho, e na entrega de realizar. Dêem-se a vós mesmas a fortuna de serem realizadas.
Protejam os vossos sonhos da desistência, da auto-sabotagem, do veneno que é a opinião dos outros. Cada uma de nós é única na forma de sonhar e estar. Mas todas temos um traço comum: A ambição de sermos melhores.
Gastem a vossa coragem até ao fim, sabendo que no final da concretização já existe outro sonho formulado. É uma outra viagem que recomeça.
Acreditem que são Capazes de realizar, de construir e se, preciso for, de reconstruir."
Fonte: Maria Capaz 

From Tita, With Love. 

Follow me on: 

Sem comentários: